Alguns professores reclamam da presença do celular na escola. O argumento destes profissionais é que os aparelhos atrapalham o trabalham o bom andamento das aulas, pois como os alunos ficam constantemente passando mensagens, ouvindo músicas ou mesmo acessando a internet desviam o interesse pela matéria em estudo. Até aí, tudo bem! Concordo, aprender exige disponibilidade, atenção, disciplina, leituras, organização, seleção e informações… Mas será que proibir o uso dos aperelhos na escola resolve o problema?
Todos já ouviram que o proibido tem mais sabor. Pois é, o gosto pela aventura, por quebrar barreiras, a rebeldia própria dos adolescentes e, principalmente a presença constante das tecnologias na vida de quem nasceu em uma sociedade digital impossibilita a aceitação de regras que os afastam do convívio com a mais acessível das tecnologias da comunicação: o celular.
Não discordo que o aparelhinho incomoda muito quando não utilizado corretamente em algumas ocasiões e situações. Vejam bem: é celular que toca em velório( o hino do flamengo, um fank…); é celular nas cerimônias religiosas, nas reuniões de trabalho; pasmem há quem mantenha o aperelho ligado em entrevista de emprego e políticos twitando enquanto a plenária discute um projeto. Assim como, há alunos que não desgrudam do seu celular, também há profissionais exagerando no uso. Então, a questão não seria a proibição do uso de celulares mas a correta utilização dos mesmos: quando usar? como usar? existem regras de etiqueta básica para seu uso?
Não sou especialista no assunto, porém acredito que precisamos fazer uso de bom senso ao utilizá-lo. Que tal, mantermos o aparelho no silencioso em determinadas ocasiões - salas de aula, igrejas, restaurantes, etc.
Considero que, o uso do celular na sala de aula tanto quanto em outros ocasiões, deve ser orientado, repensado, mas não proibido como acontece em escolas da rede estadual de São Paulo e escolas de nossa cidade.
Sugestões para o uso de celulares em sala de aula
O professor ao planejar suas aulas pode propor aos alunos algumas atividades com o uso do celular independente da disciplina em que atua: fotografar, registrar atividades e produzir slides e vídeos; enviar mensagens de texto para redes sociais comentando e posicionando-se sobre determinados assuntos; fazer entrevistas; utilizar a calculadora; converter moeda, comprimento, área, peso, temperatura; pesquisar na internet; traduzir textos.
Atualmente, não podemos como professores, nos esquivar da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação em nossas atividades educativas já que diariamente são introduzidas em nosso convívio novidades tecnológicas. É preciso investir em nossa formaçã e buscar conhecimentos sobre o uso das mídias na educação assumindo uma nova postura profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário