O Núcleo de Tecnologia Educacional de Bacabal é uma estrutura descentralizada pertencente ao Programa Nacional de Informática Educacional-PROINFO. Aqui desenvolve-se trabalhos voltados para o uso pedagógico dos recursos tecnológicos, visando contribuir para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação- TICs no processo ensino aprendizagem.         Contatos(99)9140-8038 (99) 8152-3093. Site: www.ntebacabal.xpg.com.br

Ir além das propostas

Profª Luzenilde Marchão
Profª Júlia Mendonça
Profª Josanny Quixaba
 
Um dos objetivos do MEC/FNDE com relação ao tablet educacional é oferecer instrumentos e formações aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17479)
Os Núcleos de Tecnologias Educacionais, ligados à Supervisão de Tecnologia Educacional e Unidades Regionais de Educação estão responsáveis pela pela formação dos professores das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, para uso do Tablet, com duração de quatro horas.
Esta formação acontece nos LIEDS das escolas com o acompanhamento/colaboração de gestores e coordenadores de laboratório e segue a seguinte programação pré definida pela STE:
  • Acolhida e/ou atividade integradora;
  • Leitura coletiva, preenchimento e assinatura dos termos de guarda e socialização de informações sobre remanejamento, devolução, roubo, etc. do tablet educacional.
  • Ativação do tablet através do CPF e senha fornecida pelo FNDE ao professor;
  • Exposição detalhada das funcionalidades do tablet;
  • Atualização e instalação de aplicativos sugeridos pela MEC, bem como suas conexões: Tablet x TV (com entrada HDMI) ; Tablet x Projeto Interativo Multimídia (via Droid VNC).
Nas primeiras formações surgiram questionamentos feitos pelos professores que nos levou a apresentar procedimentos, visando apontar outras possibilidades de utilização do dispositivo, tais como:
  • Instalação de antivírus;
  • Instalação do pacote OFFICE (kingsoft Office ou Libre Office);
  • Leitura de pen drive usando um conversor para a conexão mini USB;
  • Tablet x projetor (com entrada HDMI).
Então, a equipe do NTE/Bacabal elaborou um tutorial impresso para distribuição junto aos professores a fim de que eles, em um outro momento, baixem aplicativos e/ou façam as conexões que atendam suas necessidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário