Aprendizagem colaborativa
Autoria: Josanny Gomes Quixaba
A aprendizagem colaborativa é um processo de aquisição e construção coletiva do conhecimento. “No aprendizado colaborativo é incentivada a interação visando à descentralização do papel do professor; todos são aprendizes e podem contribuir um com o outro. Não existe, necessariamente, um único próposito coletivo”. (Curso de capacitação de tutores. Aula 10)
O modelo de aprendizagem colaborativa 3C: Comunicação, cordenação e cooperação tem por base as idéias propostas por Fuks et al.(2006). A comunicação, em um grupo de trabalho, envolve a negociação de compromissos e conhecimento. Através da coordenação o grupo lida com conflitos e se organiza de maneira a evitar que os esforços de comunicação e de cooperação sejam perdidos. A cooperação é a operação conjunta dos membros do grupo em um espaço compartilhado. Através da percepção o indivíduo obtém feedback de suas ações e feedthrough das ações de seus colegas. (GEROSA, FUKS & LUCENA, 2003. IN: http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938/2941).
Neste modelo, determinam-se "os requisitos necessários para que possa existir uma colaboração efetiva, entre membros de uma equipe, seja ela virtual ou não. O modelo explica que as pessoas precisam Comunicar, Coordenar e Cooperar para que exista a colaboração”. (http:colaborativo.org).
Nesse processo de aprendizagem é fundamental a participação do aluno que atua com autonomia, responsabilidade. Externalizando suas idéias, interagindo com o grupo e trocando informações contribui, assim, na construção colaborativa do conhecimento que é mediada pelas ferramentas virtuais de aprendizagem. Segundo consta em texto da Unidade 05:
“Na aprendizagem colaborativa o aluno tem a responsabilidade pelo próprio aprendizado e pela aprendizagem dos participantes do grupo, pois o conhecimento é construído através da reflexão originada pela discussão em conjunto. A troca de informação induz o interesse e pensamento crítico permitindo aos alunos resultados melhores do que se estivessem estudando sozinhos”.
Ao tutor cabe organizar e mediar as discussões, estimulando e incentivando as contribuições e a interatividade entre os participantes. Para tanto, deve orientar os debates para que os cursistas não percam o foco de estudo, sugerir leituras, fazer questionamentos provocativos para que as concepções apresentadas sejam confrontadas, revistas e repensadas no decorrer dos estudos possibilitando o aprimoramento, aquisição e construção do conhecimento de forma conjunta.
Referências Bibliográficas
Aprendizagem colaborativa. IN: Curso de capacitação de tutores em EaD. Livro de texto do Curso de Formação de Tutores organizado pela UAB.
O modelo de colaboração 3C no ambiente Aulanet. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938/2941
Modelo 3C de colaboração. Disponível em: http:colaborativo.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário