Estágios de cursos em EAD e papéis do tutor
Autoria: Josanny Gomes Quixaba
Segundo o material disponibilizado no curso Formação de Tutores, para Cruz(2008) na Educação à Distância o tutor representa o um papel de suma importância na construção do conhecimento do cursista, para tanto deverá atentar para aquilo que chama de estágios críticos, a saber: acesso e motivação; socialização on-line; troca de informações; construção do conhecimento; e desenvolvimento de comunidade.
No tocante ao “acesso e motivação”, cabe ao tutor orientar os cursistas na interação e na ambientação durante os primeiros momentos, auxiliando-os na utilização das ferramentas virtuais. Nesse contexto, o tutor atua como mediador, estimulando e orientando os cursistas na interação com o ambiente virtual de aprendizagem. A partir daí, ocorrerá a “socialização on-line”, momento no qual se constrói uma “identidade virtual” do cursista, o que possibilita ao tutor traçar um perfil dos alunos. Aqui, o papel do tutor será o de estabelecer, aproximar e reforçar a interatividade entre os cursistas por meio de redes e fóruns sociais.
O estágio “troca de informações”, refere-se a interatividade entre os participantes com relação ao conteúdo do curso através das ferramentas de aprendizagem virtual que promovem a aquisição de novas aprendizagens. Nesse sentido, o tutor deverá disponibilizar debates e informações inerentes aos conteúdos trabalhados no curso, utilizando-se, dos fóruns, chats, webmail e outras ferramentas virtuais.
No quarto estágio- “construção do conhecimento”, o cursista assume para si a responsabilidade com aquilo que deseja aprender, buscando informações complementares sobre o objeto de estudo. A função do tutor, neste estágio, será de colaborar com o andamento das atividades, estimulando a participação nas discussões para que não se perca o foco das questões tratadas no desenrolar do curso. Já no quinto estágio- “desenvolvimento de comunidade”, o cursista deverá dominar o processo de aprendizagem, ou seja, alcançando, assim, o ápice da autonomia no contexto da EAD.
Dessa forma, percebe-se que no processo de aprendizagem à distância o tutor assume variadas funções: a técnica, a gerencial, a pedagógica e a social. Sendo assim, a tutoria é parte fundamental no sitema EAD, haja vista o tutor ser responsável por estabelecer a comunicação e interação necessárias entre cursistas, ambiente virtual e o professor especialista o que possibilita a construção de conhecimentos.
Referências Bibliográficas
O tutor: papeis e ações. IN: Curso de capacitação de tutores em EaD. Livro de texto do Curso de Formação de Tutores organizado pela UAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário